Muitas pessoas têm o interesse de compreender como marcar presença nas buscas do Google, Yahoo, Bing ou em outros motores de pesquisa.
Existem diversas maneiras de exibir seu site nos motores de pesquisa, e agora vamos elucidar algumas delas para que você possa implementar no seu site e garantir que ele se destaque em relação aos seus concorrentes, atraindo mais visitantes.
Confira algumas considerações sobre como aparecer nas pesquisas do Google
SEO O primeiro ponto a ser considerado é o SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização de Site. Essa é a partida para que seu site trilhe o caminho certo, aumentando os acessos por meio de estratégias e técnicas que contribuem para melhorar sua posição nas buscas orgânicas.
Para criar uma estratégia de aprimoramento do SEO do site, vamos abordar neste artigo as META TAGS e sua relevância para o posicionamento nas buscas.
META TAGS Meta Tags constituem um conjunto de códigos localizados no topo do seu site, fornecendo instruções aos motores de pesquisa sobre como indexar seu site, quais palavras utilizar em seu setor e uma descrição que será apresentada como um resumo da sua empresa nas pesquisas.
As meta tags mais essenciais em um site são TITLE e DESCRIPTION; falaremos também sobre as KEYWORDS, que hoje não são mais amplamente utilizadas.
TITLE Apesar de o TITLE não ser uma Meta Tag, é extremamente importante para o SEO do seu site. Ele é exibido no título da busca nos motores de pesquisa e na aba do navegador.
O propósito do algoritmo do Google é apresentar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Nos resultados, encontramos rapidamente no título o que estamos procurando. Realizamos um teste no Google com a palavra marketing; veja os resultados:
Meta Description (Meta Name=”Description”) Essa meta em particular é exibida nos motores de pesquisa como um resumo do seu site. Ao pesquisarmos por uma palavra no Google, os sites são exibidos com um Título e uma descrição do que a pessoa encontrará em seu site.
Assim é como o Google exibe a Meta Description de um site.
Dicas para a tag description:
Crie uma descrição diferente para cada página do seu site, proporcionando mais conteúdo para ser encontrado nos motores de pesquisa. Utilize textos mais curtos que capturem a atenção das pessoas que estão navegando em seu site. Mantenha uma média de 160 caracteres na descrição de suas páginas; mais do que isso não será exibido nos motores de pesquisa.
Meta Robots (Meta Name=”Robots”) Essa Meta Tag foi criada para fornecer orientações aos robôs dos motores de pesquisa. Cada página deve ter sua própria meta robots. Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:
index: indexar esta página – exibi-la nos resultados de busca; noindex: não indexar esta página – não exibi-la nos resultados de busca. Útil para páginas com acesso restrito; follow: seguir os links desta página para descobrir novas páginas; nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido; nosnippet: orienta o mecanismo de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca; noodp: orienta o Google a não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet); noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página; noimageindex: não indexar nenhuma imagem da página. Exemplos de Meta Robots:
- sintaxe mais comum de meta robots – orienta os motores de busca a indexar o conteúdo da página e seguir todos os links para descobrir novas páginas;
- orienta os motores de busca a não indexar o conteúdo da página e impede-os de seguir os links para descobrir novas páginas. meta-robots-tag
Meta Keywords (Meta Name=”Keywords”) Meta Keywords ou Palavras-chave são ‘etiquetas’ usadas para descrever o conteúdo do seu site para os motores de pesquisa. Aqui, você define as principais palavras-chave para facilitar a busca do usuário.
Há muitos anos, vários sites perceberam que usar KEYWORDS melhorava o posicionamento nos motores de pesquisa, direcionando, muitas vezes, a um site que não tinha nada a ver com a pesquisa.
Hoje em dia, com a evolução dos motores de pesquisa, as KEYWORDS não são mais levadas em consideração, o que não é necessariamente ruim.
Os motores de pesquisa avaliam a qualidade do conteúdo nas pesquisas, portanto, simplesmente adicionar “etiquetas” na sua página não melhorará o posicionamento dela. No entanto, são úteis se utilizadas corretamente.
Sabemos que algumas dessas informações sobre como aparecer nas pesquisas do Google são um